1 de fevereiro de 2009

Alfabeto Braille



Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille. L. Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, L. Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo.
Em 1829, publicou o seu método. O sistema Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, o deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais.

No site National Braille Press você pode fazer o pedido do alfabeto braille, impresso em alto relevo.
Além do alfabeto vem os algarimos também, e algumas informações no verso.
Eu fiz serviço voluntário em uma biblioteca para cegos durante 3 meses, foi uma das melhores experiêncidas da minha vida, aprendi muito mesmo. Para quem é de Brasília e quiser conhecer a Biblioteca Braille Elmo Luz ela se localiza
no Centro Educacional de Deficientes Visuais, na 612 Sul, possui em seu acervo centenas de livros, nacionais, internacionais e infantis, além de fitas com áudio de obras literárias. Voluntários também são bem vindos na Biblioteca, para ler para os alunos, ajudar nas disciplinas e fazr gravação de fitas.

Importante: Peça somente se for útil para você, ou se você tem interesse em conhecer o Alfabeto Braille.

Abraços galera!

Alan

A partir de hoje os brindes e amostras grátis que realmente chegaram terá esse selo abaixo.
Se você tiver recebido um dos brindes que forem postados a partir de fevereiro de 2009 e
quiser que ele ganhe o selo "RECEBIDO" comente sobre a chegada dele no comentário do brinde.

Nenhum comentário: